Quem Somos

 

Sou o Matheus Bueno da Silva Junior, filho, pai, esposo, temente a Deus e um militar de 33 anos que sempre gostou da arte de criar de facas de modo artesanal.

A história da BR Forjas começa com um garotinho que sempre admirou essa arma, “brincou”, aprendeu com esses objetos a criação de facas artesanais.

Desde pequeno ouvia “menino não mexe com isso”, “faca não é para criança” ou ainda “você vai se machucar”. Ouvi, entendi, aprendi e nunca parei de admirar esses instrumentos que se desenvolveram juntos com os humanos. Inclusive criava meus canivetes e brincava de arremesso de facas aos 7 anos, para desespero da minha amada mãe.

Quando entrei para o Exército Brasileiro aos 18 anos minha paixão só aumentou, adquiri conhecimentos sobre matéria e modelos, sobre os primeiros passos para a iniciar no artesanato de facas, mas foi quando entrei para a PMESP em 2012 que comecei a me dedicar verdadeiramente a arte da cutelaria, logo fiz cursos e desenvolvi métodos de elaboração próprios.

O início de um sonho

Em 2013 conheci minha esposa e da junção dos nossos sobrenomes nasceu o BR – Bueno Rossato Forjas. Um sonho estava se tornando realidade.

Vendi minha primeira criação rapidamente, uma faca tática, e assim decidi construir minha oficina. Projetei e construí minha lixadeira, meu forno, minhas ferramentas e lapidei minha bigorna. Não tinha condições de comprar esses utensílios, então graças a inteligência e força que Deus me ofertou consegui iniciar minha Forja.

Desde então crio modelos exclusivos, faço cabos de materiais nobres (como Pau Brasil) e bainhas entalhadas em couro. Alguns desses trabalhos podem ser vistos no meu Instagram, você encontrará um pouquinho do que já criei.

Hoje inicio essa nova fase, aqui vamos tentar mostrar quais são os primeiros passos para a criação e nascimento de uma faca artesanal.

Vou mostrar como escolher o modelo, o material mais adequado, quais as etapas e utensílios básicos para que você possa iniciar no mundo da cutelaria.